AveiroFotoClube

Para os amantes de fotografia do DISTRITO de AVEIRO.

É uma comunidade que “fundei” online com um grande amigo, Marco Silva.

AveiroFotoClube é o resultado de longas conversas partilhadas com o meu grande amigo e co-fundador, Marco Silva, lá pelos meados de 2006. O intuito era reunir os amantes de fotografia mais próximos de nós, começando por criar um fórum online. Logo pensámos em Águeda, mas seria demasiado restrito, pelo que prontamente passámos para um projecto a nível distrital.

Das ideias às acções ainda passaram alguns meses, até que nos princípios de 2007 criou-se um fórum à experiência num alojamento privado, mais tarde passado para um espaço livre (2008). Uma mudança que se deveu à falta de dinâmica do fórum, não se verificando a necessidade manter um serviço pago.

Chegou então a época natalícia de 2008, altura em que recebi um email questionando-me acerca do fórum e sobre a estagnação do mesmo. Ora ali estava então alguém a “picar-me” e dar algum incentivo, pelo que prontamente mudei o visual do fórum e voltei à divulgação. O resultado foi o primeiro encontro, neste caso uma “cafezada”, em Aveiro, a 29 de Janeiro de 2009. Entretanto fez-se a escolha do logótipo, após votação quase unânime no logotipo que está patente na capa deste livro, da autoria de Edgar Almeida. Seguiram-se vários meses de actividade com desafios online e encontros mensais:

– 29 de Janeiro – Primeiro Encontro AFC – 28 de Fevereiro – Santa Maria da Feira
– 28 de Março – Aveiro
– 25 de Abril – Águeda
– 23 de Maio – Costa Nova
– 27 de Junho – Pateira (encontro anual)
– 19 de Julho – Antiga fábrica Celulose do CAIMA
– 29 de Agosto – Aveiro
– 26 de Setembro – Valongo do Vouga (Águeda)
– 31 de Outubro – Antiga fábrica Celulose do CAIMA

Realce também para a primeira t-shirt AFC, que após várias sugestões de layout. Era o mês de Maio.
No final de 2009 o fórum voltou a ficar menos activo, pelo que optei por alterar de serviço e usar um alojamento onde fosse possível ter acesso total ao site/fórum, procurando então outras formas de personalizar e dinamizar o espaço, o que até aí não era possível.
A princípio a ideia parecia resultar, mas não foi longe.
Manteve-se então com pouca actividade até Julho de 2010, quando no dia 15 desse mês o meu amigo e co-fundador do AveiroFotoClube faleceu num acidente… desde então que pouco ou nada se fez pelo AFC.
Chegou-se o final de 2010 e decidi levar a cabo a derradeira tentativa de reavivar/renascer o AFC. Voltei a contactar os membros do fórum e reabri o fórum que se encontrava no servidor livre , como arquivo, onde não estaria sujeito a pagar alojamentos e assim garantir que, parado ou activo, o espaço estaria lá, com histórias, fotos e outras curiosidades sobre a comunidade.
Começou então uma nova fase, com mais um encontro/cafezada e a presença de muitas caras novas, na noite do dia 6 de Janeiro de 2011.
Nos dias seguintes já alguns membros se juntavam por Aveiro e logo começaram os desafios e encontros mensais, assim como muitas cafezadas. Um ano abundante de muito convívio e muitas histórias para contar…

Esta foi a “abertura” que redigi para o “LIVRO AFC 2011”, que podem encontrar aqui:

http://issuu.com/luisnevespt/docs/afc2011

* Nota: 17 Fevereiro 2015
Esta comunidade foi-se dispersando, mas alguns elementos ainda se encontram ocasionalmente, quer para fotografar, quer para um simples “café”.
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/255021291250920
Página no Facebook: https://www.facebook.com/aveirofotoclube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *